Cursos de formação em teatro, informática, música, artesanato; abertura da biblioteca da escola, clínica veterinária gratuita, limpeza e preservação do rio Paraguaçu, água encanada, formação de agentes culturais, reforma da estação Ferroviária para que ela se torne um centro cultural e também possibilite a geração de renda, galeria de artes nas ruas para contar a história das pessoas que desejam São Félix mais cultural,  mais passeios escolares: Esses desejos são apenas alguns sonhos que apareceram e foram validados pelos participantes no 3º Encontro da Rede de Parceiros de São Félix – BA.

O 3º Encontro da Rede de Parceiros de São Félix aconteceu no dia 29 de setembro, no Instituto Dannemann, com o objetivo de reunir e validar os sonhos e desejos levantados pela juventude e entidades sociais e públicas de São Félix, em relação à cidade.

O encontro contou com a participação de representantes jovens e adultos do Colégios Rômulo Galvão (sede e anexo na Zona Rural de  Outeiro Redondo), do Colégio Duque de Caxias e Balão Mágico, do Colégio Cel. Flamarion, do Projeto Sol Nascente, da Igreja Despertar em Cristo, do Projeto Transforma, do CMDCA, da Secretaria Municipal de Educação, do CRAS Caboquinha, da Secretaria de Assistência Social, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano e da Votorantim Cimentos.

Confira, a seguir, como foi a construção desses sonhos!


Construindo sonhos

Durante o mês de setembro, os adolescentes e jovens das organizações sociais e das escolas públicas foram estimulados a sonhar com a cidade que desejam. A reflexão partiu do diálogo da equipe do Instituto Terroá, junto à Rede de Parceiros – composta por organizações sociais, secretarias e escolas públicas, com os adolescentes e jovens sanfelistas.

 

Para isso, a equipe do instituto organizou um material orientador com a finalidade de apoiar a(o) mediadora do diálogo com os (as) jovens. O material incentivava os adolescentes e jovens a conhecerem mais sobre a história da cidade, tirar fotos dos locais que eles mais gostavam, pesquisar em mapas sobre a diversidade e a riqueza da cultura local existente, para que, depois, a partir da sua realidade, eles pudessem sonhar e construir sonhos que proporcionassem o melhor para a coletividade.


“Foi incrível participar, foi um aprendizado maravilhoso. Todos os sonhos de alguma forma foi saber as escolhas que os jovens querem para o futuro. Estou amando todas as oficinas, é um novo passo sempre”, comenta Fernanda dos Santos Ribeiro Costa,  do Colégio Rômulo Galvão – Outeiro Redondo, na Zona Rural.

 

Essa etapa do projeto, denominada “sonhar”, é uma forma de mobilizar e ajudar a superar as resistências e os obstáculos existentes entre os jovens e os adultos da cidade, pois, juntos eles podem olhar para os mesmos objetivos e entenderem melhor o que o bairro e a cidade necessitam. 

Quando a juventude e as organizações da sociedade civil sonham juntas, percebe-se que há sonhos que são coletivos, sendo alguns há longo prazo e outros a curto e médio prazo, e que podem se tornar viáveis, contribuindo, sobretudo, para a mobilização da comunidade e para a melhoria do ensino, como, por exemplo, os sonhos ligados à reabertura da biblioteca da escola, à realização de um show de talentos na zona rural ou ao fim do preconceito e do bullying.  

 

Próximos passos

Os próximos passos são dar visibilidade aos sonhos levantados pela juventude e pelas entidades que compõem a Rede de Parceiros em São Félix e mobilizar a comunidade das escolas, dos bairros e da cidade a se identificarem com esses sonhos e participarem da realização deles, construindo caminhos para viabilizá-los, de forma ativa, democrática e solidária. 

Além disso, os sonhos levantados pelas juventudes irão compor as reflexões e documentos da Pré-Conferência da Criança e do Adolescente da cidade.

O próximo encontro já está previsto para acontecer em novembro. A Rede também está organizando o Festival da Democracia – um evento cultural que contará com a mobilização e participação da juventude sanfelista.

 

Qual Sua Responsa

O projeto “Qual Sua Responsa” é uma iniciativa do Instituto Terroá, desenvolvida no município de São Felix-BA, desde 2021, com o apoio do Programa Cidadania, do Instituto Votorantim, e com fomento da Votorantim Cimentos, visando a ampliação e consolidação da cultura democrática em São Felix e em todo o território nacional.

Siga o @qualsuareponsa no Instagram e no Facebook e saiba mais sobre o projeto.

Acompanhe as redes sociais do Instituto Terroá (FacebookInstagram LinkedIn) e conheça mais sobre a nossa atuação.

Compartilhar: