Nos dias 9 a 16 de junho o Instituto Terroá participou da 19ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, considerada a sétima maior feira literária da América Latina e a segunda maior do Brasil. O tema norteador da edição deste ano foi “Entre uma história e outra, uma nova história. Um mundo melhor para todos”, com foco nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e em total consonância com as iniciativas do Terroá, que estão pautadas na Agenda 2030. Dentre os muitos escritores e artistas que estiveram na Feira, destaque para alguns que muito inspiram o trabalho do Instituto, como a filósofa e escritora Djamila Ribeiro, o sociólogo Boaventura Sousa Santos, o jornalista e escritor Xico Sá, o poeta Sérgio Vaz, a Monja Coen, o rapper Renan Inquérito e diversos outros conhecidos pelo público e que também marcaram presença nos estandes da feira.

Durante o período, centenas de pessoas passaram pelo estande do Terroá e, além de conhecerem mais sobre os trabalhos do Instituto, puderam participar de diversas atividades colaborativas. As oficinas realizadas, por exemplo, abordaram os ODS em diferentes áreas de atuação e convidaram os participantes a discutir assuntos importantes através dos temas: “Como eu cidadão, posso contribuir com a agenda de sustentabilidade e os ODS?”; “Como participar ativamente da política de forma a contribuir para a agenda de sustentabilidade?”; “Jovens pelo clima – ativismo, empreendedorismo e participação na política”; “A floresta em pé: como fortalecer cadeias de valor da Amazônia?”; “Educação – estratégias de formação para a sustentabilidade”; e “Os caminhos para a sustentabilidade empresarial”. Os visitantes do estande também puderam se divertir e aprender mais sobre os ODS através do Jogo dos Territórios Sustentáveis, uma simulação de uma comunidade na Amazônia produtora de açaí com diversas questões a serem solucionadas e a cada casa avançada os desafios eram mostrados sob a ótica dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, convidando os participantes a criarem soluções para cada tema.

“Participei de duas oficinas do Instituto Terroá, com enfoques diferentes do tema sustentabilidade, educação e empreendedorismo. Ambas trabalhadas de forma muito atual, focada e lúdica por quem tem conhecimento pela prática”, relatou Mayara Pardi, membro do grupo de ação de Educação do Transition Town Ribeirão Preto.

Para registrar a contribuição dos visitantes durante a passagem pelo estande, foi criado o painel do “Desafio da localização dos ODS”. Nele, as pessoas eram instigadas a pensar soluções para os desafios do município de Ribeirão Preto sob a ótica dos seguintes Objetivos: Educação de qualidade (ODS 4); Trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8); Cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11) e Ação contra a mudança global do clima (ODS 11). Os participantes puderam inserir suas contribuições e refletir sobre a responsabilidade das mesmas, representadas pelas diferentes setores, como governo, empresas, sociedade civil e mista (intersetorial).

Segundo Thaís Travain, gestora administrativo-financeira do Instituto Terroá, “foi fundamental as trocas ocorridas nos espaços de diálogos, que estimularam análises sistêmicas e provocaram os visitantes da feira a pensarem e proporem soluções sustentáveis para Ribeirão Preto e o mundo. Isso é cumprir com a nossa missão”.

No dia 10 de junho, durante o evento, o Instituto Terroá também assinou o “Pacto pela educação, Ribeirão Preto – Cidade Educadora” que reforça a atuação dos pactuantes para qualificar Ribeirão Preto como cidade educadora. Isto é, além de discutirem o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável através da educação formal, a cidade educadora deve interagir com a população, cuidar do seu meio, preservar seu patrimônio, priorizar as relações humanas e evidenciar a sua história.

Para o Instituto Terroá é fundamental não apenas disseminar a cultura dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, mas propor espaços aos cidadãos para que contribuam ao pensamento crítico e ativem a inteligência coletiva para a realização de ações práticas. Ou seja, a busca é pela reflexão e construção de estratégias que tornem territórios e cidades mais inclusivas, democráticas e sustentáveis.
Compartilhar: