Nesta quarta-feira (21), a Associação dos Agentes Ambientais de Itaú de Minas (AAGAIM) assinou o termo de convênio com a Prefeitura da cidade, um passo importante para a manutenção das ações do grupo na Unidade de Triagem e Compostagem (UTC), além de o colocar em uma posição mais confortável para o planejamento das ações do próximo ano.

O processo de articulação da AAGAIM junto a prefeitura de Itaú de Minas teve início em 2019, com uma série de ações de estruturação da coleta seletiva na cidade. Em outubro, a AAGAIM elaborou e entregou uma carta de intenções a prefeitura, manifestando o desejo do grupo em realizar o convênio e realizar a gestão do processo de triagem na UTC. No final de 2019, com a carta em mãos, a AAGAIM concretizou a migração para a UTC e iniciou os trabalhos de coleta seletiva junto a prefeitura.

Em 2020, o Instituto Terroá retomou o projeto junto a AAGAIM para regularizar as pendências do grupo e dar continuidade ao processo de conquista do convênio junto a prefeitura. Para isso, foi realizada, no início do ano, uma visita presencial com o objetivo de elaborar um planejamento das principais ações para este ano.

 
Com a pandemia, diante da impossibilidade da realização de atividades presenciais, foram promovidas ações de adaptação ao contexto, como replanejamento do uso de um capital-semente para compra de EPIs e o apoio à distância em reuniões virtuais semanais com a diretoria.

Em junho, foi realizada uma assembleia presencial para a finalização da regularização da AAGAIM. No mês seguinte, com a regularização já feita, o grupo ficou apto para a assinar o convênio com a prefeitura e, dessa forma, retomar a elaboração do termo, com base no que já havia sido definido previamente com a prefeitura. O termo de cooperação foi assinado pela AAGAIM e pela prefeitura em outubro deste ano.

De acordo com Diego Espinoza, coordenador do projeto pelo Instituto Terroá, o convênio traz segurança jurídica tanto para a prefeitura quanto para o grupo, além de solidificar o projeto a longo prazo e para as oportunidades que podem surgir a partir dele.

Dentro de sua linha de atuação de fomento a cadeias de valor inclusivas e sustentáveis, a gestão de resíduos e o fomento às cooperativas e associações de catadores são uma especialidade da equipe Terroá, cujos membros há 10 anos trabalham com a temática.

Esta conquista da AAGAIM é resultado de uma série de ações apoiadas e facilitadas pelo Instituto Terroá, desde 2019, por meio do Programa ReDes – uma parceria do BNDES com o Instituto Votorantim (IV) e a Votorantim Cimentos.

Compartilhar: