O projeto de curta duração, em parceria com o IPAM, teve como principais objetivos desenvolver ferramentas de diagnóstico para empreendimentos da agricultura familiar e capacitar técnicos de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e estudantes de Casas Familiares Rurais no estado do Pará.

Nos dias 18 e 19 de novembro, um encontro realizado em Marabá, no Pará, marcou a conclusão do projeto de fortalecimento de empreendimentos da agricultura familiar, cooperativas e associações desenvolvido pelo Instituto Terroá em parceria com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM). Com duração de dois meses, o projeto teve como principais objetivos desenvolver ferramentas de diagnóstico e capacitar técnicos de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e estudantes de Casas Familiares Rurais (CFRs) para a sua utilização. As atividades integraram o Programa CapGestão, voltado à qualificação dos serviços de ATER, públicos e privados, e dos gestores públicos de municípios paraenses.

As primeiras etapas do projeto iniciado em outubro incluíram a realização de oficinas sobre diagnóstico de empreendimentos familiares, cooperativas e associações rurais no estado do Pará. Em seguida, coube ao Instituto Terroá a adaptação de uma metodologia de diagnóstico para empreendimentos rurais, processo que se deu de maneira colaborativa junto ao corpo de técnicos beneficiados pelo projeto e com base nos instrumentos do Programa CapGestão. Posteriormente, uma oficina de capacitação permitiu aos técnicos tomar conhecimento da ferramenta, podendo aplicá-la de forma prática, no mês seguinte às oficinas, em pelo menos um empreendimento.

Por fim, o evento realizado em Marabá teve como objetivo analisar os resultados da aplicação da ferramenta e facilitar a construção de planos de ação a partir dos diagnósticos obtidos. Com a participação de técnicos de ATER, estudantes e professores das Casas Familiares Rurais de Anapu e Pacajá, dentre outros profissionais ligados à temática, o encontro permitiu, além disso, o intercâmbio de experiências entre os técnicos e, em especial, entre estes e estudantes filhos de produtores rurais – jovens capazes de contribuir para a melhoria da qualidade de vida nas suas comunidades, assumindo o protagonismo na agenda do desenvolvimento rural sustentável. 

Os gráficos e demais materiais produzidos ao longo das oficinas e do encontro de encerramento do projeto foram disponibilizados pelo Instituto Terroá ao IPAM para uso futuro em outros projetos. Dentre os temas identificados como prioritários pelos participantes do evento destacam-se, por exemplo, o associativismo e o cooperativismo; a economia solidária; a formação de lideranças jovens; e o potencial do marketing digital para ampliar a comercialização de produtos da agricultura familiar. Para dar continuidade às atividades desenvolvidas no âmbito do projeto, o IPAM promoverá, ainda em 2021, dois cursos on-line de curta duração voltados a essas temáticas. 

Para Daniel Bellíssimo, diretor institucional do Instituto Terroá, a participação no evento foi fundamental: “Os debates e encaminhamentos do evento vão servir de base para as novas oficinas que serão desenhadas e conduzidas pelo IPAM, voltadas para temáticas identificadas como prioritárias pelos participantes. Foi maravilhoso facilitar as trocas entre jovens, que representam o futuro da agricultura familiar em seus municípios, e técnicos de ATER das prefeituras. Todos saímos com a sensação de engrandecimento de conhecimentos e vivências”.

Na avaliação de Patrícia Lacerenza, consultora do Terroá e coordenadora do projeto, “a realização de um diagnóstico assertivo pode viabilizar ações de grande impacto em empreendimentos familiares e coletivos, colaborando para a evolução de toda a economia local”. 

Além de Daniel Belíssimo e Patrícia Lacerenza, também participou de todo o projeto, como parte da equipe do Instituto Terroá, o consultor especialista em ATER e economia solidária, Marcus Fabrício Oliveira.

 Programa CapGestão

O Programa CapGestão foi realizado ao longo de um ano, entre julho de 2020 e junho de 2021, envolvendo 16 municípios do Pará, no âmbito do projeto “Fortalecimento de capacidades locais para a gestão de empreendimentos e ampliação da comercialização de produtos da agricultura familiar”. A iniciativa, que precisou ser readequada ao formato on-line devido à pandemia, teve carga horária total de 240 horas. 

Promovido pelo IPAM, com apoio do Instituto Humanize e em parceria com o Projeto Mercados Verdes e Consumo Sustentável, com a Cooperação Alemã (GIZ) e com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Programa CapGestão visa à qualificação dos serviços de ATER, públicos e privados, e dos gestores públicos de municípios paraenses, tendo como foco a gestão de empreendimentos da agricultura familiar, a fim de aprimorar a renda e a qualidade de vida da população local.

 

Compartilhar: