Com início em dezembro de 2021, o projeto desenvolvido em parceria com a companhia RD – RaiaDrogasil, líder no mercado brasileiro de farmácias, consiste na realização de um diagnóstico territorial em quatro distritos da cidade de São Paulo – SP: Brasilândia, São Miguel Paulista, Grajaú e Capão Redondo. O objetivo é levantar o perfil socioeconômico da população, avaliar os empreendimentos existentes nos territórios e realizar a caracterização das instituições presentes nessas comunidades. Para isso, estão sendo empregadas três tecnologias sociais desenvolvidas e aplicadas pelo Instituto Terroá: a Régua de Desenvolvimento Territorial Sustentável (RDTS), a Escala de Maturidade e a Caracterização Territorial Socioeconômica. 

Nos dois primeiros meses do projeto, que se estende até fevereiro de 2022, a equipe do Instituto Terroá realizou o levantamento de dados secundários e a caracterização socioeconômica de organizações presentes nos territórios elencados por meio de entrevistas semiestruturadas, que possibilitaram uma maior compreensão e um olhar mais apurado para a realidade local. As entrevistas foram conduzidas junto a instituições mapeadas nos territórios ou indicadas pelos supervisores de campo, que também residem nessas localidades, e que possuem boa articulação com atores locais dos quatro territórios.

Ainda nessa primeira fase, o Instituto Terroá selecionou pesquisadores(as) de campo para atuarem nos territórios ao longo do mês de janeiro. Candidataram-se ao edital estudantes do ensino médio e universitário, educadores(as) e profissionais do meio artístico local, donas de casa, graduandos(as) e pós-graduandos(as). Dos 190 inscritos, foram selecionados 55 pesquisadores(as) pela equipe do Terroá.

De acordo com a coordenadora de projetos Cláudia Soares, a seleção dos(as) pesquisadores(as) foi orientada no sentido de promover a diversidade e a inclusão nas equipes de campo: “a escolha foi feita com a finalidade de promover a igualdade de oportunidades para todas e todos e valorizar a diversidade racial e de gênero em cada uma das equipes”. 

Para a elaboração da pesquisa, a equipe do Instituto realizou um treinamento híbrido (parte presencial e parte online) com os(as) pesquisadores(as) nos dias 07-08 de janeiro, explorando abordagens de escuta seguras e sensíveis nos dias atuais, sobretudo no contexto de pandemia, além de apresentar ao grupo os princípios do Instituto e os objetivos da pesquisa. Nesse mesmo treinamento, o grupo também foi orientado sobre o aplicativo ODK (Open Data Kit), um software de código aberto que será usado para coletar, gerenciar e organizar os dados e as informações coletadas nos territórios.  

Para a realização da pesquisa em campo, as pesquisadoras e os pesquisadores foram orientados pela equipe a seguir corretamente as medidas de prevenção da COVID-19 e a manter o distanciamento social. Além disso, o Instituto Terroá providenciou a distribuição de máscaras de proteção facial, álcool em gel e capa de chuva, visando garantir a segurança e o bem-estar de todas e todos os envolvidos.

A pesquisa tem como objetivo prover insumos à equipe do instituto para a aplicação futura da Régua de Desenvolvimento Territorial Sustentável (RDTS), uma tecnologia social desenvolvida pelo Instituto Terroá e certificada pela Fundação Banco do Brasil, que tem como base as sete dimensões de segurança humana da Organização das Nações Unidas (ONU). As análises geradas pela Régua, pela Caracterização e pela Escala de Maturidade comporão o diagnóstico socioeconômico e de saúde que está sendo construído junto a outros parceiros da RD – RaiaDrogasil, e servirão como base para a tomada de decisões da companhia sobre novos negócios e projetos de impacto socioambiental positivo.

 

Confira, a seguir, algumas fotos do projeto:

Continue acompanhando nossas redes sociais e saiba mais sobre o desenvolvimento deste e de outros projetos!

Facebook: https://www.facebook.com/institutoterroa

Instagram: https://www.instagram.com/institutoterroa/

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/instituto-terroa/

Compartilhar: