Desde a sua primeira edição em 2003, o Simpósio Brasil-Alemanha de Desenvolvimento Sustentável tem se consolidado como o principal encontro para a promoção do intercâmbio binacional e do diálogo interdisciplinar sobre a temática do desenvolvimento sustentável. Reunindo alguns dos principais pesquisadores alemães e brasileiros na área, bem como representantes dos setores público e privado, estudantes e atores da sociedade civil, a 9ª edição do evento foi realizada entre os dias 15 e 17 de setembro de 2019 na Universidade de Hohenheim, em Stuttgart, na Alemanha. O Instituto Terroá foi representado pela participação do coordenador de relações internacionais Fernando Mattos.

Nesta edição, o simpósio teve como tema central a integração de sistemas para o desenvolvimento sustentável e a relevância de se associarem componentes humanos e naturais na pesquisa científica e na implementação prática de soluções para a sustentabilidade. Três grandes tópicos orientaram a programação do evento: A) ciências naturais e biodiversidade; B) integração de sistemas para a agricultura e o manejo florestal sustentáveis; e C) desafios econômicos, sociais e ambientais. Cada tópico subdividiu-se, por sua vez, em quatro diferentes grupos de trabalho, cada um voltado a um aspecto específico do tópico em questão, como biodiversidade e serviços ecossistêmicos (Tópico A2), sistemas de produção de alimentos sustentáveis (Tópico B1) ou migração e comunicação (Tópico C3).

Integraram a programação do evento conferências de abertura e encerramento, sessões simultâneas de apresentação e debate de trabalhos científicos e um salão de pôsteres, no qual o representante do Terroá expôs um panorama sobre o Programa Açaí Amapá e as ferramentas utilizadas pela equipe do instituto no monitoramento e na avaliação do desenvolvimento territorial sustentável em territórios amazônicos. O trabalho Monitoring and evaluating sustainable territorial development in the Brazilian Amazon: the experience of Instituto Terroá (“Monitoramento e avaliação do desenvolvimento territorial sustentável na Amazônia Brasileira: a experiência do Instituto Terroá”) foi idealizado em co-autoria com Luís Fernando Iozzi, diretor de projetos, e Eduardo Gresse, coordenador de projetos do Terroá, e foi selecionado para a área de concentração voltada às interações entre ecossistemas e a sociedade.

Segundo Fernando Mattos, a participação no evento deu continuidade a uma estratégia institucional do Terroá: “Estarmos em sintonia com os principais debates sobre o desenvolvimento sustentável no Brasil e no exterior é uma tarefa extremamente importante para o instituto. Termos acesso a espaços como esse, ouvirmos e aprendermos com referências do Brasil e da Alemanha e podermos compartilhar a experiência que estamos construindo junto aos nossos parceiros através do Programa Açaí Amapá contribui, sem dúvida alguma, para o aperfeiçoamento das nossas abordagens e para o nosso amadurecimento institucional.”

O 9° Simpósio Brasil-Alemanha de Desenvolvimento Sustentável reuniu mais de 200 participantes e foi organizado pelo Instituto de Ciências Agrícolas nos Trópicos da Universidade de Hohenheim e pelo Brasilien-Zentrum, Centro Brasileiro de Baden-Württemberg na Universidade de Tübingen. O evento contou também com o apoio do Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Baden-Württemberg International, centro de competência para a internacionalização de negócios, ciência e pesquisa do estado alemão de Baden-Württemberg.

Compartilhar: