O Instituto Terroá, junto a diversas outras instituições e cidadãos, participa do Fórum Municipal de Economia Solidária de Ribeirão Preto, instituído em 2014 no município, e apoia a realização do I Curso Livre de Economia Solidária.

O primeiro módulo acontecerá nos dias 20 e 27 de setembro, terças-feiras, a partir das 20h, no Centro Cultural Cerâmica São Luiz (Rua Municipal, 32 – estacionamento do Mercado da Via Norte). Os dois encontros serão focados nos conceitos básicos de Economia Solidária e no mapeamento das demandas de Ribeirão Preto com o intuito de sistematizar uma rede de colaboração.

O objetivo é formar agentes para trabalharem segundo os conceitos de cooperação, colaboração e solidariedade. O intuito de momentos formativos como este é preencher uma lacuna de capacitação na temática, consentida pelos atores de Ecosol na cidade.

A facilitação ficará por conta do Profº Drº Ioshiaqui Shimbo (UFSCAR) e da Profª Drª Regina Dakuzaku Carretta (USP – Ribeirão Preto), duas das maiores referências nacionais no tema. O curso é gratuito e está aberto para todas as pessoas e organizações interessadas na construção de uma nova economia na cidade, a partir de suas frentes de atuação.

Fórum Municipal de Economia Solidária

Desde sua instituição, em 2014, foram III Assembleias realizadas e, no espaço entre elas, diversas ações promovidas. Dentre elas, foi constituída uma Feira Municipal de Economia Solidária, articulada pela ONG Vivacidade, pelo grupo SOMA Colaborativa e pela Feira Artesanal do Irajá. Ocorreram também diversas capacitações e momentos formativos junto a ONGs, artesãos e movimentos da cidade.

As organizações constituintes, junto com o gabinete da vereadora que apoia este movimento, a presidente do Fórum Gláucia Berenice, construíram uma lei que institui a Política Municipal de Economia Solidária na cidade. Entretanto, o poder executivo não colocou os esforços necessários à aprovação e regulamentação da mesma.

Na última das assembleias, realizada em agosto deste ano, foi aprovada uma Carta Compromisso com diversas demandas e ações para o próximo governo municipal. Os candidatos a prefeito já estão assinando a mesma.

Além disso, também nessa assembleia, foi aprovada a organização de um Curso Livre de Economia Solidária, pelas entidades presentes.

Sobre Economia Solidária

Dentre os diversos movimentos de reforma da economia, perante as crises e transformações necessárias ao sistema econômico atual, a economia solidária destaca-se no Brasil como a principal força instituída. Tem como alguns de seus princípios a autogestão, a cooperação, o comércio justo, a democracia, a sustentabilidade, a diversidade e valorização da cultura local.

Fomentar iniciativas de economia solidária é uma das missões principais do Instituto Terroá. Acreditamos que o desenvolvimento territorial está atrelado ao fomento de iniciativas que promovam a cooperação entre os diversos agentes econômicos locais.

SERVIÇO

Curso Livre de Economia Solidária – primeiro módulo

Data: 20 e 27 de setembro

Horário: 20h

Local: ONG Vivacidade, localizada no Carrefour da Via Norte

Inscrições: gratuitas, pelo link bit.ly/cursoecosol

Compartilhar: