O Instituto Terroá está selecionando jovens para o curso “Abra, Políticadabra!” de formação política em Ribeirão Preto (SP).

Serão recrutados 20 jovens, de 16 a 21 anos, que estudem em escolas públicas do município e que tenham vontade de participar de um curso de educação política criativa e humanizada.

O curso faz parte da Escola de Cidadania Criativa, um dos programas do Terroá, cujo objetivo é contribuir para o desenvolvimento de cidadãos capazes de construir soluções coletivas e de influenciar políticas públicas mais justas e democráticas.

A proposta é intercalar conteúdos que tratem, por exemplo, sobre “como funciona o sistema político no Brasil” ou “como participar das decisões públicas” com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como “trabalho em equipe” e “comunicação não-violenta”.

O “Abra, Políticadabra!” – apartidário e gratuito para os jovens – será realizado de 25 a 29 de julho, das 13h às 18h, no Recanto Bossa Nova, sede do Instituto Terroá.

Luís Fernando Iozzi, coordenador do curso e co-fundador do Instituto Terroá, enfatiza que “é preciso aprender sobre o sistema político brasileiro de maneira criativa – com o propósito de gerar protagonismo cidadão –, mas também de forma humanizada e treinar nossas habilidades para construir um bom diálogo, se relacionar em grupo, saber ouvir e se posicionar”.

Segundo Iozzi, o curso contempla palestras interativas, dinâmicas reflexivas, jogos cooperativos e oficinas criativas de cunho divertido, vivencial e prático. O “Abra, Políticadabra!” “é um modelo que visa abrir as portas do conhecimento político de forma que o jovem cidadão saiba atuar em seu contexto e provocar uma transformação positiva em suas realidade”, afirma o coordenador.

 

As inscrições vão até 12 de junho e o formulário de inscrição está disponível pelo link: http://bit.ly/1RXdNP5

Em breve, para concretizar a realização do curso, será lançada uma campanha de financiamento coletivo – crowdfunding – que contribuirá com os custos do evento e se consagrará como uma oportunidade para que os cidadãos possam ajudar a contribuir com a educação política do país.

Sobre o Instituto Terroá

O Instituto Terroá é uma associação sem fins lucrativos com a missão de facilitar e apoiar o desenvolvimento humano e o comunitário, com base na proteção e no empoderamento de indivíduos, organizações e comunidades.

www.institutoterroa.org

Compartilhar: