No último mês, o projeto “Novas abordagens para auditoria FSC® em pequenos produtores e empreendimentos comunitários”, teve seu resumo executivo lançado.

Com atividades iniciadas em março deste ano, o projeto é uma parceria do FSC Brasil com o Instituto Terroá, e objetiva elaborar e sugerir propostas para tornar as auditorias mais adequadas e acessíveis à realidade de pequenos produtores e empreendimentos comunitários, bem como aumentar o interesse destes na certificação.

Durante a primeira etapa do projeto, foram realizados diálogos bilaterais com diferentes atores que dialogam com o sistema, entre eles: representantes de órgãos governamentais, comunitários já certificados, auditores, representantes das câmaras técnicas do FSC Brasil, instituições do terceiro setor. Após o levantamento e análise de percepções e sugestões, foram elaboradas 6 novas propostas de abordagem.

Em seguida, foram realizados 4 workshops virtuais no mês de maio, onde todas as propostas foram debatidas e novos dados foram levantados, por meio de metodologias participativas. A análise dos resultados possibilitaram, para além da própria avaliação individual de cada uma das propostas, o incremento destas através da inserção de riscos e benefícios de cada uma delas

A etapa seguinte foi composta pela realização de novas conversar bilaterais e diálogos com parceiros estratégicos para o processo de certificação FSC. Novamente, as propostas foram avaliadas, bem como foram levantadas possibilidades de maiores interações com o sistema. Durante cada uma destas etapas, foram elaborados documentos com a consolidação e evolução das propostas.

A descrição detalhada de cada uma das etapas, os detalhes sobre a metodologia utilizada, a síntese das propostas, bem como os próximos passos do projeto você encontra no resumo executivo:

 
Compartilhar: