Ministério Público, Secretaria Municipal de Cultura, Conselho Tutelar e Câmara Legislativa procuram o Parlamento Jovem para debater e propor ações para a juventude matonense.

Fruto das ações da iniciativa “Qual Sua Responsa”, realizada pelo Instituto Terroá em parceira com o Instituto Votorantim e a Citrosuco ao longo de 2020 no município de Matão (SP), o Parlamento Jovem tem desenvolvido um intenso cronograma de atividades voltadas às juventudes e a toda a comunidade matonense desde a sua inauguração em junho deste ano.

No mês de outubro, não foi diferente. Diferentes instituições públicas de Matão buscaram o Parlamento Jovem para realizar ações conjuntas, por entenderem a importância desse movimento para a sociedade e, em particular, para as juventudes matonenses. 

Uma dessas instituições foi o Ministério Público, que buscou o Parlamento Jovem por meio do promotor Cléber Defina. O contato se deu com o objetivo de promover um encontro formativo para as juventudes sobre as funções do Ministério Público e a importância dos Conselhos que o compõem – realizado virtualmente no dia 7 de outubro. Outra instituição interessada pela iniciativa foi a Secretaria Municipal de Cultura, que convidou o Parlamento Jovem para ocupar uma cadeira no Conselho Municipal de Cultura.

A série de atividades ao longo do último mês envolveu também o Legislativo Municipal. No dia 20 de outubro, os vereadores da 1ª turma do Parlamento Jovem de Matão se reuniram no Plenário da Câmara Municipal para definir a Mesa Diretora, formada por Presidente, Vice-presidente, primeiro e segundo Secretários. A escolha se deu através dos votos dos jovens vereadores, nos mesmos moldes adotados pelo Legislativo. Para a Presidência, foi eleita Larissa Gabriella de Paula Venâncio; Vinícius Augusto da Silva foi eleito Vice-presidente, enquanto Nicolas Maturo de Almeida e Pedro Henrique de Oliveira dos Santos foram eleitos primeiro e segundo Secretários, respectivamente.

A oficina deu aos jovens a oportunidade de conhecerem melhor as ferramentas disponíveis e o sistema de trabalho dos vereadores, momento em que puderam sanar suas dúvidas sobre o funcionamento das Sessões Ordinárias, o mecanismo de votação dos projetos e demais proposituras apresentadas pelos parlamentares.

Dando sequência à série de atividades em diálogo com instituições públicas, no dia 27 de outubro o Parlamento Jovem foi convidado pelo Conselho Tutelar de Matão para compor uma roda de conversa, integrando as atividades do Mês do Conselheiro Tutelar no município. A roda de conversa buscou quebrar mitos e tirar dúvidas quanto ao Conselho Tutelar, suas funções e as principais temáticas com que a instituição se ocupa.

Para o educador do Instituto Terroá e articulador do projeto Murillo Pinotti, o interesse na iniciativa por parte de entes públicos do município reflete o excelente nível de engajamento que o Parlamento Jovem tem conseguido alcançar junto à comunidade e, em especial, às juventudes matonenses nesses quatro meses de atuação: “Foi muito bacana ver as instituições públicas de Matão se dispondo e querendo vir falar com os jovens. Além disso, os jovens tiraram várias dúvidas, contribuíram com comentários sobre falas e mitos que já ouviram sobre o Conselho Tutelar. Foi literalmente uma roda de conversa, com muito diálogo entre a juventude do Parlamento e os representantes do Conselho. É algo que acontece pela primeira vez na história da cidade”.


Próximos passos

Nas próximas semanas, o Parlamento Jovem irá integrar uma das atividades programadas para a segunda edição do Festival da Democracia, realizado pelo “Qual Sua Responsa”, com programação online e presencial entre os dias 3 de novembro e 15 de dezembro. 

A atividade consiste em uma roda de conversa entre a juventude participante do Parlamento e alguns representantes do Conselho Tutelar de Matão sobre os Direitos da Criança e do Adolescente e será transmitida ao vivo, no dia 19 de novembro, pelo YouTube do Instituto Terroá e pelo Facebook e Instagram do “Qual Sua Responsa”.

No próximo mês, as juventudes integrantes do Parlamento irão realizar a sessão solene de encerramento da iniciativa na Câmara Municipal de Matão. Neste mesmo evento, os jovens vereadores também realizarão a apresentação de seus projetos de lei para o município.

 

“Qual Sua Responsa”

O projeto “Qual Sua Responsa” é uma iniciativa do Instituto Terroá desenvolvida no município de Matão-SP, desde 2020, com o apoio e o financiamento da Citrosuco e do Instituto Votorantim. 

O Festival da Democracia marca o encerramento das atividades do “Qual Sua Responsa”, em 2021, realizado nos municípios de Simões do Piauí (PI), Curral Novo do Piauí (PI), Betânia do Piauí (PI), São Félix (BA), Itapecerica da Serra (SP) e Matão (SP), com o apoio da Votorantim Energia, Votorantim Cimentos e Citrosuco.

Siga o @qualsuareponsa no Instagram e no Facebook e saiba mais sobre o projeto e o Festival da Democracia.

Acompanhe as redes sociais do Instituto Terroá (Facebook, Instagram e LinkedIn) e conheça mais sobre a nossa atuação.

 

Compartilhar: