Lançamento da nova plataforma do Programa Cidades Sustentáveis (PCS) ocorrerá em Ribeirão Preto, dia 03 de agosto, quarta-feira, às 20 horas, no Sesc, à Rua Tibiricá, 50, Centro. O evento é organizado pelo Movimento Ribeirão Sustentável – grupo multidisciplinar aberto, com pessoas e instituições da sociedade civil. A organização tem parceria com a Rede Nossa São Paulo que idealizou o PCS e é coordenada por Oded Grajew. A instituição será representada neste evento pelo assessor Américo Sampaio.

No âmbito das eleições municipais de 2016, o evento está aberto à participação de todos partidos políticos e pré-candidatos à prefeitura de Ribeirão Preto. O evento objetiva firmar o engajamento com o Desenvolvimento Sustentável através da assinatura da Carta de adesão aos compromissos do Programa. Todas os cidadãos e as organizações preocupadas com a sustentabilidade e qualidade de vida no município e região estão convidadas.

O PCS é uma iniciativa lançada no Brasil em 2011, por três organizações da sociedade civil brasileira: a Rede Nossa São Paulo, o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e a Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis. Tem como objetivo mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades se desenvolvam de forma socialmente justa, ambientalmente correta, economicamente viável e culturalmente aceito – patrimônios multidimensionais da sustentabilidade.

Este programa tem a prioridade em implementar e municipalizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ou “Agenda 2030” no Brasil. O ODS reúnem 17 macro objetivos e 169 metas a serem implementados em nível municipal e regional aprovados em setembro de 2015 pela Assembleia Geral da ONU. Estruturado em 12 eixos temáticos, o programa incorpora de maneira integrada as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural, além de oferecer aos gestores públicos uma completa agenda de sustentabilidade urbana – a Plataforma Cidades Sustentáveis.

O evento apresentará em vídeo as Metas de Sustentabilidade para os Municípios Brasileiros e um conjunto de indicadores associados a esta agenda e casos de boas práticas exemplares nacionais e internacionais, como referência a serem perseguidas pelos municípios. Ressaltará políticas públicas que já apresentam bons resultados em todas as áreas da administração. O Programa Cidades Sustentáveis conta atualmente com 284 municípios signatários, entre eles 22 capitais e o Distrito Federal.

Acesse o evento no facebook: https://www.facebook.com/events/576221662561897/

Compartilhar: