O Programa Co-Labora, do Instituto Terroá, tem como objetivo a incubação, formação, facilitação, consultoria e assessoria para a construção de uma nova economia – sustentável, próspera, inclusiva e humanizada. O Instituto Terroá foi contratado para executar assessoria e capacitações junto a CORSERTA (Cooperativa de Recicladores de Sertãozinho), que recebe apoio do trabalho técnico social operado pela empresa TRAVAIN, através da obra de Macrodrenagem da cidade de Sertãozinho. Desde o início da obra, a cooperativa recebe capacitações no âmbito do projeto PAC, em parceria com a Caixa Econômica Federal. No ano passado, o objetivo principal do trabalho era cumprir momentos formativos em economia solidária, estimulando a cooperação e a autogestão. Esse ano, além disso, o enfoque está em assessorar e promover a autonomia dos cooperados em todas as áreas de sua gestão – comercial, administrativo-financeira, operações e marketing.

Daniel Bellíssimo, coordenador do Terroá e consultor do projeto, tem se dedicado ao desenvolvimento de lideranças preparadas para executar suas funções com propriedade, tanto na Diretoria quanto no Conselho Fiscal, com o devido cuidado à preservação do princípio democrático e autogestionário do empreendimento. Segundo Bellíssimo, “facilitar o desenvolvimento do grupo envolve reconhecer suas dificuldades e potencialidades, dialogando constantemente sobre elas. Não é trazer respostas prontas, mas é construir maneiras e ferramentas personalizadas, de acordo com o interesse e as possibilidades dos cooperados”.

Segundo Thais de Conti, gestora da Travain, a parceria estabelecida com o Instituto Terroá é de grande importância, visto que o objetivo principal do trabalho neste eixo é auxiliar no empoderamento dos cooperados, dando-lhes recursos para gerirem a cooperativa de forma independente, observando as leis e o próprio Regimento Interno.

Segundo a gestora, “o respeito, a seriedade e o compromisso” advindos do Instituto Terroá fizeram com que essa parceria, iniciada em 2015, rendesse bons resultados não apenas do ponto de vista técnico: “já é possível mensurar mudanças positivas na Cooperativa como, por exemplo, o aumento no faturamento, mas não se restringindo apenas as questões financeiras. A melhora do ponto de vista organizacional e de relacionamento entre os cooperados também são indicadores de que o trabalho já produz resultado real, cumprindo com a sua função no âmbito do Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental desenvolvido no Município de Sertãozinho.

O projeto tem a duração aproximada de 1 ano e está apenas atingindo sua metade. Entretanto, já tem obtido resultados significativos. No fim de 2015, houve uma mudança na Diretoria que colocou uma nova diretoria na gestão da cooperativa. A capacitação de tal diretoria, desempenhada não apenas pelo Instituto Terroá, mas também por outros parceiros (destaca-se aqui a Rede Anástacia, de cooperativas da região, e a ONG Circus), promoveu mudanças significativas.

Os cooperados apontam, por exemplo, melhoria na retirada mensal, com aumento nas sobras proporcionado por uma melhor negociação comercial e redução de custos. Além disso, comemoram maior transparência, o que lhes dá maior motivação para o trabalho. O clima na organização também é outro: hoje, fazem assembleias periódicas para dialogar sobre os assuntos de maior importância e realizam churrascos com certa frequência, promovendo integração e alegria no dia-a-dia da cooperativa.

Conheça um pouco mais sobre o trabalho realizado:

http://macrodrenagemstz.com.br/noticias/cooperativa-independente/

http://macrodrenagemstz.com.br/noticias/trabalhando-junto/

Programa Co-labora

Além da incubação e aceleração de empreendimentos solidários (associações, cooperativas, conselhos comunitários, organizações responsáveis etc), o Programa Co-Labora promove consultoria e assessoria às organizações que queiram adaptar-se ao modelo da Nova Economia, que preza por organizações e comunidades felizes, empoderadas, sustentáveis, abertas e profissionalizadas.

Saiba mais: https://www.institutoterroa.org/co-labora

Compartilhar: