Na última quarta feira (22), aproximadamente 30 pessoas se encontraram no Recanto Bossa Nova, sede do Instituto Terroá, para conversarem sobre a continuidade do Programa Cidades Sustentáveis em Ribeirão Preto (SP).

O encontro organizado em parceria com a Teia Ribeirão Sustentável contou com colaboradores de diversas áreas (educação, saúde, economia, ciências sociais, biologia, direito, arquitetura e urbanismo) que dialogaram profundamente sobre a participação da sociedade civil na implementação de políticas públicas sustentáveis.

Os principais pontos debatidos foram a necessidades de realizar diagnósticos sobre a situação da cidade, sugestão de indicadores para a atual gestão municipal, formação de grupos de trabalhos interdisciplinares, criação de fóruns baseados nos eixos do PCS e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Foram também levantadas as necessidades de realização de encontros em espaços públicos e da construção de um projeto de cidade de longo prazo, para além dos programas de 4 anos dos governos municipais.

Em agosto do ano passado, o atual prefeito Duarte Nogueira assinou uma carta se comprometendo a apresentar um plano de metas baseado no guia do PCS. Essa apresentação deverá ser feita até o próximo dia 31 de março e antes da confirmação do plano haverá duas audiência públicas, oportunidade para a sociedade civil ouvir e propor a inclusão de indicadores.

Caso você tenha se identificado com esse movimento, sinta-se convidado para ir aos encontros e colaborar com os trabalhos da Teia Ribeirão Sustentável. A próxima reunião está marcada para o próximo dia 09 de março (quinta feira).

Acesse o grupo Ribeirão Sustentável no facebook: https://www.facebook.com/groups/1626987517540498/?fref=ts

Será muito bem-vindo(a)!

Compartilhar: