No dia 27 de setembro o Instituto Terroá esteve na FEARP/USP, participando do II FEDS – Fórum Enactus de Desenvolvimento Sustentável, promovido pela Enactus FEA/RP. Participaram da mesa de debates Aline Tristão Bernardes, Diretora Executiva do FSC (Forest Stewardship Council) e Diego de Freitas Espinoza, Coordenador de Desenvolvimento Institucional do Instituto Terroá. A mediação ficou por conta do Professor Doutor Rogério Calia.

Aline Bernardes apresentou a certificação florestal como um sistema capaz de reduzir impactos negativos e contribuir para um desenvolvimento mais sustentável. Além disso, foi debatida a necessidade de garantir que a madeira utilizada em determinado produto seja decorrente de um processo manejado de forma ecologicamente adequada, socialmente justa e economicamente viável, e no cumprimento de todas as leis vigentes. Assim, Bernardes enfatizou que os processos de certificação exigem que o manejo florestal atenda a um conjunto de princípios e critérios que possam contribuir para o desenvolvimento de cadeias produtivas mais sustentáveis.

Na sequência, Diego Espinoza abordou o tema da sustentabilidade com base nas ações e programas do Instituto Terroá em desenvolvimento comunitário. A partir da linha de ação “cidades e territórios sustentáveis”, Diego apresentou os casos desenvolvidos de facilitação para o desenvolvimento territorial; os projetos de apoio à gestão e governança de negócios comunitários/solidários; e os processos de desenvolvimento e engajamento de lideranças cidadãs. Enfatizou ainda a importância de que as práticas sustentáveis são aquelas que fomentam o protagonismo, a proteção e o empoderamento de indivíduos e comunidades.

Ao final do evento, os palestrantes e participantes interagiram e continuaram o diálogo acerca da temática principal.

Para saber mais sobre o Enactus:

http://www.fearp.usp.br/pt-br/institucional/entidades-estudantis/1388-enactus.html

Para saber mais sobre o FSC:

https://br.fsc.org/pt-br

Para saber mais sobre o Instituto Terroá:

https://www.institutoterroa.org/

Compartilhar: