Imagine 18 jovens que, durante 3 dias, aprenderam e ensinaram sobre como se deve “fazer política” e dialogar sobre assuntos de interesse coletivo, mas de uma maneira sensivelmente humana e com a criatividade que só a juventude tem.

Esse foi o ABRA POLÍTICADABRA, que aconteceu entre os dias 25 e 27 de julho, no Recanto Bossa Nova, sede do Instituto Terroá, que reuniu jovens de 16 a 21 anos que estudassem em escolas públicas do município.

Com o objetivo de fomentar a educação política para jovens, o curso ofereceu atividades que trabalham habilidades cognitivas, socioemocionais e comportamentais necessárias a uma participação qualificada da vida política.

Temas como o funcionamento dos 3 Poderes e o Orçamento Público, misturavam-se à dinâmicas que trabalhavam diferentes formas de liderança ou o quanto nossas ações podem se refletir na vida alheia, na sociedade. As oficinas criativas de elaboração de projetos somavam-se aos debates sobre Participação Social e Transparência Pública. Debater as diferenças entre esquerda e direita no Brasil também nunca foram tão empáticas.

Foram intensos os momentos de troca de experiências e conhecimentos, todos muito pautados pelo respeito à diversidade de opiniões e pelo entusiasmo com os novos aprendizados, as recentes amizades e à energia de colocar projetos na prática.

Inédito, o projeto Abra Políticadabra – completamente apartidário – também visou contribuir para o processo de despolarização da política brasileira. Luís Fernando Iozzi, coordenador e facilitador do curso enfatiza que “nosso papel é também facilitar diálogos construtivos entre opiniões divergentes que surjam do próprio grupo e mostrar que a partir das diferenças é possível alcançar novos olhares, rever pré-conceitos e encontrar pontos de intersecção entre aquilo que, inicialmente, parecia o oposto ou errado. Isso é crucial para o amadurecimento de nossa vida política, do nosso olhar para com o outro”.

Vários relatos e conversas mostraram os jovens surpresos com a “nova forma de ensinar política” que, diferente do que imaginaram, o curso não era apenas teórico, mas uma vivência prática que incitava diálogos sobre empatia, sobre saber ouvir e como trabalhar em equipe, fomentando o espírito da cooperação.

Arthur, jovem de 15 anos e estudante do 2º ano do Ensino Médio revelou que “o projeto está muito bem feito e tem uma proposta muito relevante. Gostaria que mais brasileiros tivessem a atitude que vocês tiveram aqui”. Para ele, foi uma grande oportunidade “refletir sobre nós mesmos e sobre a sociedade ao nosso redor”.

Para Thábata, 18 anos, estudante de curso pré-vestibular, ”política criativa e humanizada, união, respeito, gratidão, um grande projeto que só fez nascer em mim mais vontade de estar em contato com o meio social e ambiental. Não há palavras para descrever meu tamanho agradecimento e quanto esse pequeno tempo mexeu comigo!”

Na oportunidade, os jovens também puderam fazer uma gravação para o Relançamento do Programa Cidades Sustentáveis em Ribeirão Preto (SP). Eles mandaram um recado aos pré-candidatos à Prefeitura do município dizendo o que esperam do próximo prefeito. O evento ocorrerá dia 03 de agosto, às 20h, no SESC Ribeirão Preto e a apresentação do vídeo faz parte de sua programação. [Clique aqui para mais informações sobre o evento].

O Abra Políticadabra também faz parte das ações da parceria firmada entre o Instituto Terroá e a World Urban Campaign, fomentada pela ONU-Habitat. [Saiba mais sobre a parceria].

Ao final do curso, no momento de encerramento, uma surpresa fecharia com chave de ouro aqueles momentos especiais: os jovens surpreenderam os facilitadores que, colocados no centro de uma roda, ouviram depoimentos maravilhosos do quão impactante aqueles dias haviam sido. Falas como “o melhor curso da minha vida”, “isso não é apenas um curso de política, mas uma vivência para a vida”, “aqui nós tivemos voz”, “vocês acreditam na gente”, “nos sentimos mais empoderados”, “levarei este curso para a vida toda” ressoarão no coração dos facilitadores por muito tempo.

Financiamento

Este primeiro curso buscou inicialmente financiamento coletivo via crowdfunding, na plataforma Benfeitoria, mas não obteve sucesso suficiente para alcançar a meta financeira. Entretanto, a equipe do Instituto Terroá, amigos e voluntários entenderam como fundamental a realização do mesmo, devido não apenas ao momento político que o país vive, mas também sua relevância para o desenvolvimento do Terroá. Assim, com doações financeiras, investimentos dos membros do Terroá e incríveis voluntários, o curso foi realizado com sucesso.

Aqui neste link é possível conferir todas as informações a campanha de financiamento coletivo e como se deu o novo processo de financiamento do Abra Políticadabra.

Próximos passos

Em virtude da inovação do projeto, o Abra Políticadabra já almeja voos maiores e busca difusão nacional. Daniel Belíssimo, facilitador do curso, conta que “estamos buscando replicar e difundir este modelo tão inovador e necessário frente ao cenário político atual. Nosso intuito é oferecer essa vivência para escolas, prefeituras, conselhos, empresas ou para quaisquer cidadãos interessados. Precisamos aprender a fazer uma política mais humana e participar e ocupar os espaços públicos”.

O Instituto Terroá agradece a todos os apoiadores, aos voluntários e aos jovens da turma, que nos ensinaram, dentre tantas coisas, que a luta não deve ser de uns contra os outros, mas uma luta de uns pelos outros.

Crédito das fotos: Diego de Freitas Espinoza

Compartilhar: