O evento comemora o fechamento das atividades do projeto “Qual Sua Responsa?”, uma iniciativa  do Instituto Terroá baseada na metodologia do Programa Jovens Transformadores, e conta com o apoio das empresas Citrosuco, Votorantim Cimentos (VC) e Votorantim Energia (VE), do grupo Votorantim e do Instituto Votorantim.

A segunda edição do Festival da Democracia teve início no dia 03 de novembro, com uma programação que abrange os municípios de Curral Novo do Piauí – PI, Betânia do Piauí – PI, Simões do Piauí – PI, São Félix – BA, Itapecerica da Serra – SP e Matão – SP. As atividades ocorrem em formato híbrido (presencial e online) até o dia 15 de dezembro, respeitando o isolamento social e as medidas sanitárias de prevenção ao COVID-19.

Em 2021, o Festival da Democracia pretende abranger as experiências territoriais de cada grupo de jovens do “Qual Sua Responsa?” com o intuito de expandir os horizontes da cultura democrática entre as juventudes, aumentando o engajamento e a participação cidadã nos municípios envolvidos. O projeto conta com o apoio das empresas Citrosuco, Votorantim Cimentos (VC) e Votorantim Energia (VE), do grupo Votorantim e do Instituto Votorantim, e utiliza a metodologia do Programa Jovens Transformadores, tecnologia social do Instituto Terroá certificada pela Fundação Banco do Brasil que propõe formar lideranças enquanto agentes de transformação, orientadas para facilitar e apoiar o desenvolvimento sustentável de comunidades, organizações e territórios. 

O objetivo do Festival é promover o debate sobre temas como meio ambiente, arte, cultura, educação, segurança pública, gênero, raça e literatura, bem como promover a reflexão sobre espaços de decisão, fiscalização e participação cidadã das juventudes. O Festival busca, também, garantir o protagonismo das juventudes e a possibilidade de que elas manifestem seus desejos democráticos e criem suas próprias narrativas políticas nos seus municípios. Para tanto, as atividades contam com a participação ativa dos jovens em bate-papos, fóruns, saraus, palestras e debates mediados e conduzidos por elas e eles próprios. Toda a programação do 2º Festival da Democracia foi desenvolvida com o propósito de fomentar um debate amplo, incluindo todos os atores que compõem os territórios participantes. 

Em São Félix, município do Recôncavo Baiano, os grupos de trabalho começaram no formato virtual e contaram com a inscrição de 45 jovens do município. Ao longo do processo, 14 jovens conduziram a pesquisa “O que pensam as mulheres de São Félix?”, que contou com a participação de 100 mulheres moradoras de sede e da zona rural do município. Os resultados foram apresentados pelas jovens em escolas, panfletados na inauguração da Praça da Juventude no aniversário da cidade e levados até a Câmara Municipal de São Félix, como base para propostas de políticas públicas envolvendo as mulheres na cultura democrática e na garantia de direitos. 


Confira abaixo no vídeo trechos do evento na Câmara Municipal:

Dia 22 de novembro as jovens do “Qual Sua Responsa?” apresentaram a pesquisa na Câmara Municipal de São Félix. A ação fez parte da programação do 2º Festival da Democracia.


Além da pesquisa, as jovens atuaram como multiplicadoras dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Colégio Estadual Rômulo Galvão, através da gincana educativa “Qual Nossa Responsa Na Escola?”, que contou com apresentações musicais, sarau de poesia, graffiti, ações de conscientização contra o descarte de resíduos em locais públicos, manifestações, debates e também com a inauguração de uma nova biblioteca, criada em parceria com o projeto. A atividade, realizada no dia 25 de novembro, também integra a programação do 2° Festival da Democracia.  

“O que define o Qual Sua Responsa em São Félix são as ações de impacto para a sustentabilidade. Estamos construindo juventudes multiplicadoras que contribuem com o município de forma ativa, pensando no bem estar das populações e na sustentabilidade do meio ambiente” conta Ana Paula Souza, educadora social do Instituto Terroá. 

“Por uma trilha educativa elas e eles experimentam, criam, refletem e assim vão compreendendo melhor como tornar a sua cidade mais democrática ocupando espaços como a escola, praças, ruas, câmaras municipais entre outros lugares,” conta a coordenadora do projeto e educadora do Instituto Terroá Cláudia Soares. “No Instituto Terroá acreditamos e entendemos que as juventudes estão presentes e precisam ser escutadas, e no Programa Cidadania – Qual Sua Responsa?, uma forma de escutar foi proporcionar ferramentas que dessem subsídios para que elas e eles fossem respeitados e pudessem mostrar a sua voz, através das suas histórias, das suas escolhas, da sua identidade, das diversas formas de pesquisas para compreender a cidade e como participar dela.” 

A programação é gratuita e pode ser acompanhada online e ao vivo nas redes sociais do “Qual Sua Responsa?”, no Facebook (www.facebook.com/qualsuaresponsa/), no Instagram (www.instagram.com/qualsuaresponsa/) e no canal do YouTube do Instituto Terroá (https://youtube.com/institutoterroa). 

Compartilhar: