O projeto está sendo desenvolvido a partir de chamamento realizado pela Secretaria de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (SAERP), com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento territorial sustentável em bairros da zona norte de Ribeirão Preto – SP, uma das regiões com maior índice de vulnerabilidade social do município.

Inicialmente, ao longo de 12 meses o projeto desenvolverá ações em três frentes: educação ambiental, geração de renda e mobilização comunitária.

Para a elaboração das atividades do projeto, o Instituto Terroá esteve presente no território, ao longo dos meses de maio, junho e julho, para a realização de entrevistas, mapeamento e levantamentos de dados para a construção do diagnóstico territorial, junto às comunidades, lideranças e instituições locais.

Com o diagnóstico em mãos e validado por todos, foi possível desenhar frentes de atuação, a partir dos desafios e oportunidades levantados, relacionados às questões de gênero, saúde mental, violência doméstica, juventude, desemprego e segurança alimentar, com os quais serão aplicados diversos projetos.

O primeiro grupo, composto por 22 mulheres, já está com atividades em andamento. Nos últimos meses, foram realizados encontros em uma escola de samba, na região do Tanquinho, em Ribeirão Preto – SP, para definir ações futuras relacionadas às temáticas de geração de renda e gênero.

O segundo grupo está relacionado às temáticas de juventude e cultura, e também vêm realizando encontros de planejamento de ações no Núcleo Comunitário do Marinsek, em Ribeirão Preto.

Já o terceiro grupo, relacionado às temáticas de educação ambiental e segurança alimentar está se reunindo para iniciar a construção de uma hora comunitária em uma escola da zona norte de Ribeirão Preto, com o objetivo de envolver a comunidade na escola e facilitar o trabalho dos professores ao abordar temáticas relacionadas a educação ambiental e segurança alimentar com as crianças e adolescentes.

 

Próximos passos

Com o diagnóstico validado junto aos equipamentos públicos, dos setores de educação, saúde, serviço social, e com a sociedade civil, o projeto seguirá com a implementação das ações nas três frentes de atuação na zona norte de Ribeirão Preto – SP.

 

Acompanhe mais sobre esse projeto e nossa atuação nas nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Linkedin.

 

Compartilhar: