Frente à realidade política e social vivenciada recentemente no país, o Instituto Terroá busca contribuições via financiamento coletivo para a realização do curso “Abra, Policadabra!”, que tem como objetivo disseminar conhecimento político de maneira criativa e humanizada entre jovens de 16 a 21 anos.

O curso faz parte da Escola de Cidadania Criativa, um dos programas do Terroá, cujo objetivo é contribuir para o desenvolvimento de cidadãos capazes de construir soluções coletivas e de influenciar políticas públicas mais justas e democráticas.

“É um modelo que visa abrir as portas do conhecimento político de forma criativa e inovadora e que pode posteriormente se espalhar por todo o Brasil”, afirma Luís Fernando Iozzi, coordenador do curso e co-fundador do Instituto Terroá.

A viabilização do curso, que está previsto para ser realizado entre os dias 25 e 29 de julho na sede do Instituto Terroá, será feita por meio de financiamento coletivo que começou neste mês e está disponível no link https://benfeitoria.com/abrapoliticadabra.

As contribuições variam entre R$15 e R$2mil e, dependendo do valor, o doador receberá uma recompensa específica, como por exemplo, uma camiseta exclusiva da marca Kausa, adesivos ou canecas personalizadas com mensagens sobre cidadania, um livro digital sobre o curso ou um diploma de “Apoiador Cidadão”.

Segundo Daniel Bellíssimo, co-fundador do Instituto Terroá e facilitador do curso, ações como essa são fundamentais para a transformação política do Brasil: “ao apoiar o curso, estamos saindo dessa polarização que a sociedade vive, da desilusão com a política, para colocar nossa esperança em jovens com maior consciência coletiva e habilidade de dialogar e participar com qualidade da vida pública.”

O Curso

O curso faz parte da Escola de Cidadania Criativa, um dos programas do Terroá, e contempla não apenas conteúdos conceituais sobre o sistema político brasileiro e as principais formas de participação social, mas também desenvolve na prática, habilidades de comunicação não violenta, resolução de conflitos, trabalho em equipe, ética e valores humanos universais. Além disso, provoca os jovens à buscarem soluções reais e efetivas para a resolução de problemas locais.

Apartidário, o “Abra, Politicadabra!” é uma iniciativa que visa o futuro. “É preciso aprender sobre o sistema político brasileiro de maneira criativa – com o propósito de gerar protagonismo cidadão – e, também, de forma humanizada para treinarmos nossas habilidades de construir um bom diálogo, se relacionar em grupo, saber ouvir e se posicionar”, diz Iozzi.

Foram escolhidos 20 jovens, após amplo processo de seleção pública propagado pela cidade. E o Instituto continua formando um banco de interessados que podem vir a participar de novas edições do curso.

Os facilitadores serão Iozzi, que, além de compor a equipe do Terroá, tem formação em Administração Pública e mestrado em Sociologia (UNESP); e Bellíssimo, que é Mestre em Administração das Organizações e graduado em Economia pela na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP.

Compartilhar: