O Instituto Terroá tornou-se membro signatário da Estratégia ODS, uma coalizão de organizações com atuação reconhecida no país, representando a sociedade civil, o setor privado e os governos locais. O objetivo é discutir e propor meios de implementação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que contemplem medidas efetivas para obter avanços nas diferentes dimensões que compõem essa agenda. Ao lado de importantes instituições, o Terroá firma-se como uma das organizações brasileiras comprometidas com os 17 objetivos e 169 metas que servem de base para agentes públicos, organizações da sociedade civil e empresas em busca da sustentabilidade até 2030.

No âmbito desta parceria, o Terroá aderiu à Carta de Princípios e Compromissos, comprometendo-se, por exemplo, a contribuir com a implementação dos ODS e estimular pesquisas sobre avaliação da implementação dos mesmos. Além disso, centrará esforços para integrar suas iniciativas em consonância com os ODS e promover a divulgação em seus canais e redes de comunicação sobre os conteúdos referentes à Agenda Global e à parceria em questão.

Neste ano, o Terroá tem realizado um conjunto de ações direcionadas aos objetivos da Estratégia ODS. Além de uma campanha nas redes sociais para divulgação dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, foi também realizada uma oficina cujo tema foi ”Empreendedorismo e os ODS” e a palestra “Como criar cidades sustentáveis”, que tratou tanto da Agenda 2030, quanto da abordagem da Segurança Humana. O Programa Cidades Sustentáveis, cuja organização e fomento no município de Ribeirão Preto é de co-responsabilidade do Instituto Terroá, também contribui diretamente para a municipalização dos ODS na cidade-sede da organização.

Essa é a segunda rede de instituições que o Terroá integra. Em junho deste ano, tornou-se membro associado da World Urban Campaign, fomentada pela ONU Habitat (Saiba mais).

Compartilhar: